sábado, 29 de outubro de 2011

BRUXARIA: UMA ESPIRITUALIDADE PARA O AGORA


A Bruxaria vê a natureza como sagrada – suas práticas vêm da compreensão dos ciclos da Natureza e do entendimento que todo o universo é vivo e, portanto, sagrado.
Através de seus ensinamentos, a Bruxaria nos mostra como viver em harmonia com a natureza – tanto a do ambiente quanto a nossa própria natureza interior. Portanto, a Bruxaria pode se descrita como uma “Espiritualidade Verde".
Nada mais importante, em tempos de aquecimento global e de tanta agressão ao meio ambiente.
Ademais, a bruxaria reconhece como princípios criadores do mundo o Feminino e o Masculino. É da união desses dois princípios que animais, plantas e, claro, o ser humano se reproduz.
 Praticamente tudo na natureza obedece a esse princípio. Como é uma religião pautada na reintegração do ser humano à natureza, nada mais natural do que a Bruxaria ver o Divino como sendo tanto masculino quanto feminino – e esse equilíbrio é igualmente importante em nossos dias.
Assim, a Bruxaria alivia alguns dos mais angustiantes anseios da vida moderna, como a desigualdade ente sexos, a exploração predatória da natureza, o consumismo e o receio da morte.

UMA MEDITAÇÃO PARA O AMOR
                     Meditação da Alquimia do Coração (criada pelo monge tibetano Atisha)
O ideal é que se faça essa meditação durante meia hora por dia, durante 21 dias seguidos. Esse é o período em que se pode obter alívio mais profundo e duradouro. Essa prática aprofunda o estado de paz e sustenta a harmonia em todas as ações, independente do que aconteça a sua volta.
Sente em um lugar confortável, com a coluna linhada e perceba as batidas do seu coração. Respire mais profundamente, mas sem fazer esforço, e perceba o coração como um centro de força, como um vasto oceano, que tem uma capacidade enorme de transformar tudo o que chega. Depois de alguns minutos, coloque a mão esquerda no peito, perceba que enquanto esse toque acontece do lado de fora do corpo, a respiração faz o mesmo dentro do tórax, que se expande. Quando mais profundo é esse contato, menos os pensamentos dispersivos vão interferir.
Concentre-se. Nesse momento, acolha todos os seus sentimentos; seja raiva, dor, ansiedade, medo, depressão, sem negar nada de que não goste, aceitando todos os desconfortos físicos e emocionais. Cada vez que inspirar, dê as boas vindas para todo o sofrimento. Imagine que eles chegam ao coração e lá são dissolvidos. Quando expirar, envie bênçãos de saúde e paz para todo o seu corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário